MÚSICA ​NA VARANDA – ​ENSAIOS ABERTOS ​

TODAS AS QUARTAS | às 18h | ENTRADA FRANCA!

Curadoria: Elaine Guedes.

Este projeto é fruto da constatação de que a academia e o mercado precisam caminhar juntos. Por dois anos tentei encontrar um espaço adequado, e agora a Casa França_Brasil nos abre suas portas, no intuito de trazer para o meio da cidade os novos estudantes de música das academias, normalmente fora do que acontece na música mainstream.

Primando pela diversidade de estilos e timbres, contará com a presença de alunos e professores de música da UFRJ e UNIRIO, e participação escultórica sob a coordenação do professor da UERJ Diogo Santos Bessa.

INTERVENÇÕES ESCULTÓRICAS: Bob MCarte, Coletivo BaD , Diogo Santos Bessa, Hugo Bernabé, Marcelo Gomes José.

11/04 DUO FELIPE RODRIGUES E MARIA LUIZA TONÁCIO

O Duo apresentou-se em recitais no Castelinho do Flamengo, Sala Alberto Nepomuceno (EM-UFRJ), Série Prismas Musicais (Hotel Vermont), Série Leituras Musicais (Casa de Leitura da Biblioteca Nacional), Série Quintas na São José (Igreja de São José – Centro), Série Música no Museu

PERFORMANCE de SOFIA CECCATO E LIANA VASCONCELOS

Sofia Ceccato é flautista de “domínio do instrumento e desenvoltura cênica”. É solista, camerista e também instrumentista de orquestras, e apresenta-se com a bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

18/04 VICTOR HUGO ROSA

Graduando bacharelado em música pela Escola de Música – UFRJ, o violonista gonçalense Victor H. Rosa tem em seu trajeto apresentações em recitais, gravações, participações em festivais, além de trabalhos autorais. Construindo uma proposta conceitual de “Interpretação Livre”, o músico faz uma ponte da música popular com o universo violonístico de concerto

25/04 MÚSICA SURDA

O grupo Música Surda foi criado em 2001, tendo como fundador o Prof Antônio Jardim. É voltado pra a elaboração de canções brasileiras com as poesias de autores consagrados e de novos expoentes da poesia em língua portuguesa. Formado por professores e pesquisadores, vinculado à pesquisa de extensão da  UFRJ e UERJ.

02/05 CAMERATA DE ESQUINA

Sexteto de cordofones: cavaquinho, bandolim, viola de 10 cordas, violão requinto, violões de 6 e 7 cordas; buscamos atualizar a sonoridade da música instrumental para cordas dedilhadas em obras originais e arranjos.

09/05 QUARTETO BRUNO LARA

Bruno Lara.guitarrista/compositor e arranjador possui formação pelo Cigam, e graduação em Música e Tecnologia pelo Conservatório Brasileiro de Música. Bruno Lara ,Alexandre Adão, Renato Catharino e Maurício Antunes.

16/05 DUO RIOS – ROBERTO VELASCO E KLEBER VOGEL

Duo Rios (Kleber Vogel Bandolim/ Roberto Velasco Violão) se formou com a proposta de recriar o CD Rios para dois violões do compositor e violonista Roberto Velasco agora com a formação de Bandolim e Violão.  O CD Rios foi lançado em 2004 no Instituto Moreira Sales.  Todas as músicas são um diálogo profundo com a pintura do artista plástico Gonçalo Ivo, sobre a qual Edino Krieger e Turíbio Santos escreveram.

23/05 ORQUESTRA DE UKULELES DA UFRJ

A Orquestra de Ukuleles da UFRJ é uma atividade do Projeto de Extensão “Toque e… se toque!” (UFRJ). Direção artística: Vinícius Vivas

30/05 DUO CANSONÂNCIAS – MANUELAI CAMARGO E CYRO DALVÍZIO

Dedicado especialmente à difusão da música brasileira e latino-americana, o trabalho do “Duo Cancionâncias” abarcou, até o momento, os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.