Por CFB em 15/05/2025
A Casa França-Brasil recebe Silêncios, primeira exposição individual da artista Paula Aguas — bailarina e atriz que, desde 2015, dedica-se também às artes visuais. Com curadoria de Fernanda Pequeno, a mostra parte do trabalho homônimo, Silêncios, uma grande instalação montada na sala principal, que será ativada por performances ao vivo.
As performances acontecem de quinta a domingo, sempre às 15h, com a participação de três intérpretes: a própria Paula Aguas, Toni Rodrigues e Betina Guelmann.
Nas demais salas e no cofre da Casa, o público poderá conferir obras que materializam as múltiplas buscas da artista por cultivar o silêncio e acalmar a mente. Seja pela travessia do luto, pelo trabalho de meditação ou pelo contato com a natureza, todas as obras expostas apontam para uma “vontade de ficar para dentro”, expressão que intitula uma das séries fotográficas da exposição.
Essa desaceleração — tão escassa no mundo contemporâneo — torna-se essencial para evitar o adoecimento causado pelo excesso de estímulos. É nesse sentido que a arte se revela um terreno fértil de possibilidades, ao propor outras formas de experiência.
Abertura da Exposição “Silêncios” – Paula Aguas
Data de abertura: Quinta-feira, 22 de maio, das 15h às 19h
Performance: Quinta-feira a Domingo, às 15h
Período de visitação: De 22/05 a 01/06
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro – Rj