Antropologia da arte

Programa de cursos que objetiva ativar a área denominada Antropologia da Arte. Serão módulos que trarão convidados para apresentar e discutir a formação do campo, seus principais autores e as relações com outras linguagens.

 

ARTE, ANTROPOLOGIA E FETICHES – DESEJO, CONSUMO E AGÊNCIA, com Leonardo Bertolossi

Desejo por produtos de luxo; fixação em partes do corpo; devoção por santos, entidades e arquétipos redentores; taras em brinquedos sexuais; vontade de vestir e despir personagens inusitados e cotidianos; fixação em determinados objetos religiosos, sexuais, materiais… Existe alguma lógica comum a essas diferentes relações evocadas? Quais razões simbólicas mobilizam indivíduos de diferentes marcadores sociais em suas tramas rituais com seus objetos de desejo? Que imaginações, identificações, fantasias e permutas conferem agência e vida à materialidade das coisas inertes, de modo a mobilizar inscrições e interdições sociais, inversões simbólicas, pertencimentos e identidades performatizadas? Como a antropologia e as artes visuais encaram o tema e o problema do desejo, do consumo e dos fetiches? Esse curso pretende cruzar referências advindas do campo da antropologia social e das artes visuais para pensar diferentes fetichismos e consumismos de um ponto de vista teórico, etnográfico e artístico. A ideia é identificar a genealogia do conceito em sua matriz africana, sua consagração em Marx e em Freud, a crítica e associação posterior ao colonialismo e ao evolucionismo, e sua recuperação recente para pensar o consumo, o erotismo e a sexualidade contemporânea; a modernidade ocidental; e as relações entre natureza e cultura; sujeito e objeto; prazeres e poderes; e identidade e diferença.

 

Período:
3ª feira, 18h às 21h
28/03, 04/04, 11/04 e 18/04.

Aula 1 (28/03). Uma História do Fetiche, A Modernidade como Fetiche
Aula 2 (04/04). O Fetiche “De Dentro”: Trocas, Agência, Pessoas, Ontologias
Aula 3 (11/04). Antropologia e Fetichismos Sexuais
Aula 4 (18/04). O Luxo, o Primitivo: Fetichismos e Artes Visuais

Veja a bibliografia do curso

 

Matrícula:
As matrículas serão recebidas na Casa França-Brasil.
Investimento: R$600,00
Forma de pagamento: dinheiro
Descontos: 50% para estudantes, professores, funcionários da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e funcionários de instituições culturais.

 

Leonardo Bertolossi é antropólogo e historiador. Bacharel e Licenciado em História pelo IFCS/UFRJ (2006), fez o mestrado em Antropologia Social no Museu Nacional/UFRJ (2010), e o doutorado na mesma área na FFLCH/USP (2015). No mestrado pesquisou com apoio CAPES e FAPERJ as políticas e poéticas de representação indígenas norte-americanas do NMAI, do Smithsonian Institute, em Washington D.C, Maryland e New York, com ênfase nas exposições de artistas contemporâneos indígenas norte-americanos. No doutorado pesquisou com apoio CNPQ o circuito e o mercado primário de arte contemporânea nos anos 80 e 90, com ênfase na geração 80, na Bienal de São Paulo, e no debate em torno da identidade e dos rumos da internacionalização da arte contemporânea brasileira e latino-americana. Foi professor substituto de Antropologia da UERJ, e desde 2013 vem ministrando cursos de extensão de Antropologia da Arte no CPC Casa de Dona Yayá da USP, no CCJF, na EAV/Parque Lage, na Casa do Saber Rio, e na Casa França-Brasil. Atualmente é pós-doutorando em Artes Visuais com apoio CAPES pelo PPGAV/EBA-UFRJ, e professor substituto de Antropologia do ICHF/UFF.

 

 

MÓDULOS ANTERIORES

 


Contato

info@casafrancabrasil.rj.gov.br

Telefone: 21 2332-5275 / 21 2232-5276

Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-060

Funcionamento: 3ª a dom, de 10h às 20h