fbpx
Arquivo de setembro 13America/Sao_Paulo 2024

Projeto #VemPraCasa “Forró da Eliza Rosa”

Postado por CFB em 13/set/2024 -

O Projeto #VemPraCasa convida o Forró da Eliza Rosa

Na sexta, 20/09, das 17h às 19h, a Casa França-Brasil convida o Forró da Eliza Rosa para uma apresentação musical, em paralelo às programações expositivas da Casa.

“O Forró da Eliza Rosa” é muito mais que uma banda – é um movimento.

Com uma banda totalmente feminina, o show de forró pé de serra de Eliza Rosa é uma homenagem aos grandes clássicos do gênero, com músicas de Gonzaguinha, Marines, Anastácia, Dominguinhos e Mariana Aydar. Repleto de xote, xaxado e baião, o evento proporciona um ambiente onde você pode ser você mesmo e dançar com quem desejar. 

Sobre a artista

Eliza Rosa é uma artista versátil: cantora, compositora, percussionista e cineasta. Ela usa sua música para criar uma cena vibrante de orgulho LGBT+ e representatividade feminina. Desafiando normas heteronormativas e machistas, Eliza promove um ambiente acolhedor e inclusivo no forró, com foco especial em mulheres e pessoas LGBT+. Seu novo single, “Só Sei Amar Assim”, está disponível nas principais plataformas digitais.

Junte-se a nós para uma celebração onde a inclusão e a diversão são a principal atração!

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Classificação Indicativa Livre

Projeto #VemPraCasa Cineclube “Mate com Angu”

Postado por CFB em 09/set/2024 -

O Projeto #VemPraCasa convida o cineclube Mate com Angu

No sábado, 14 de setembro, das 16h às 19h, a Casa França-Brasil convida o cineclube Mate com Angu para exibição de filmes autorais em paralelo às programações expositivas da Casa. A programação inicia com um bate-papo com integrantes do coletivo sobre os filmes e a trajetória do cineclube. Neste dia a Casa ficará aberta para visitação até às 19h.

Sobre o cineclube Mate com Angu

O coletivo audiovisual Mate com Angu surgiu em 2002 em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense/RJ, com o objetivo de promover novas narrativas visuais e sonoras sobre a realidade e o modo de vida do território. O Mate atua em três frentes interligadas no campo do audiovisual: exibição, produção e formação.

Mate na Casa França-Brasil

Entre o cotidiano agitado e os lampejos de poesia da vida ordinária, entre a realidade distópica e o potencial utópico, apresentamos na sessão ‘Mate na Casa França Brasil’ três filmes que exploram o território e suas particularidades. Esses filmes desafiam as narrativas oficiais construídas ao longo dos anos sobre espaços periféricos e marginalizados.

A Terra das Muitas Águas, de Catu Rizo; Jorge de Ge e O Voo, de Igor Barradas, transportam o espectador da Maré e da Baixada Fluminense para todo o Brasil e o mundo, revelando o que sempre soubemos sobre lugares frequentemente marginalizados: a sofisticação e beleza, o pensamento crítico e o lirismo poético que pulsar e estruturam as subjetividades e a vida social das pessoas que reescrevem e ressignificam suas existências nessas regiões que compõem o Rio de Janeiro.

Programação

A Terra das Muitas Águas (Direção: Catu Rizo, 2020, 20min.)

Nina está ansiosa para uma viagem com sua melhor amiga, Luana. No entanto, dias antes da partida, ela começa a sonhar com o rio Meriti-Pavuna. Esses sonhos parecem trazer à tona memórias esquecidas das águas doces da sua cidade natal, despertando um misto de nostalgia e mistério que pode mudar o rumo da sua jornada.

Classificação livre

Jorge (Direção: Jéferson, 2019, 20min.)

Maré, hoje. Vermelhinho, cavalo criado por Jorge, foge do estábulo onde descansava. Na busca por seu cavalo, Jorge encontra a si mesmo.

Classificação 14 anos

O Voo (Direção: Igor Barradas, 2023, 16min.)

Em um Rio de Janeiro pós-apocalíptico, uma pesquisadora alienígena explora a cidade em um dia de trabalho. Em sua jornada, ela visita cinco locais distintos e se depara com cinco histórias únicas. Através dessas descobertas, fica claro que o mundo não acabou por falta de criatividade. Esta é uma reflexão poética sobre nossa trágica história recente, revelando a beleza e a complexidade que permanecem mesmo após o colapso.

Classificação livre

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Vitrine Musical UNIRIO com Duo Buriti

Postado por CFB em 09/set/2024 -

Nesta sexta, 13/09, às 12h30, a Vitrine Musical UNIRIO retorna à Casa com o Duo Buriti, composto por Nicolas de Souza Barros e Marco Lima, com curadoria de Sérgio Barrenechea.

Não perca a oportunidade de testemunhar um programa vibrante e diversificado interpretado por este talentoso duo, aqui na Casa França-Brasil!

Adquira seu ingresso pelo link: Vitrine Musical UNIRIO com o Duo Buriti – Marco Lima e Nicolas Souza Barros em Rio de Janeiro – Sympla

Sobre o Duo Buriti

O Duo Buriti, fundado em março de 2024, é composto por dois dos mais renomados concertistas brasileiros: Nicolas de Souza Barros e Marco Lima. O nome “Buriti”, derivado da língua tupi-guarani, significa “árvore alta” ou “árvore da vida”, em referência ao seu uso extensivo como alimento e remédio. O duo explora novas possibilidades no repertório para dois violões, trazendo uma abordagem inovadora para a música.

Neste primeiro programa, o foco será na obra do compositor santacatarinense e carioca Edino Krieger (1928-2022), com arranjos de suas peças Sonatina para Piano, Passacalha para Nazareth e Choro Manhoso. Também serão apresentadas duas peças de Joaquim Rodrigo, ícone da música espanhola para violão, além de uma versão arranjada do Prelúdio BWV 1006a de J. S. Bach. O programa contará ainda com peças solo e a Suíte Latino-Americana, destacando a Valse Venezuelana Nº. 3 de Antonio Lauro, Choro Manhoso de Edino Krieger, e Danza Paraguaya Nº. 1 de Agustín Barrios.

Sobre os Artistas

  • Marco Lima – violão

É Bacharel em Violão e Mestre em Música pela UNIRIO, com estudos na Alemanha e doutorado pela UFRJ. Com uma carreira premiada e apresentações internacionais, Marco também é ativo em gravações e colaborações com diversos grupos e orquestras.

  • Nicolas de Souza Barros – violão de 7 cordas 

É Doutor em Música e Professor Titular da UNIRIO, especialista em cordofones dedilhados e com uma carreira notável como solista e camerista. Sua produção inclui vários CDs e participações com importantes orquestras e grupos de música antiga.

Programa

  • Joaquim Rodrigo

  Tonadilla 

  II. Minueto Pomposo  

  III. Allegro Vivace

  • Edino Krieger 

  Passacalha para Nazareth (arr. N. S. Barros)  

  Sonatina para Piano (arr. N. S. Barros)  

  I. Moderato  

  II. Allegro

  • J. S. Bach  

  Prelúdio BWV 1006a (arr. N. S. Barros)

  • Manuel de Falla 

 Homenaje pour le Tombeau de Debussy 

  (solo: Marco Lima)

  • M. Castelnuovo-Tedesco

Capricho de Goya XVIII  

(solo: Nicolas de Souza Barros)  

  El Sueño de la Razón produce Monstruos

  • Suíte Latino-Americana

  Antonio Lauro  

  Valse Venezuelana Nº. 3 (arr. N. S. Barros)  

  Edino Krieger 

  Choro Manhoso (arr. N. S. Barros)  

  Agustín Barrios

  Danza Paraguaya Nº. 1 (arr. N. S. Barros)

Adquira seu ingresso pelo link: Vitrine Musical UNIRIO com o Duo Buriti – Marco Lima e Nicolas Souza Barros em Rio de Janeiro – Sympla

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Classificação Indicativa Livre

Projeto #VemPraCasa “Saulo Laudares”

Postado por CFB em 05/set/2024 -

Projeto #VemPraCasa convida Saulo Laudares

Neste sábado, 07/09, às 16h, o Projeto #VemPraCasa receberá o artista sonoro-visual e DJ produtor Saulo Laudares para uma apresentação musical em paralelo às programações expositivas da Casa.

#VemPraCasa vivenciar uma experiência única no universo da música eletrônica e arte contemporânea com o renomado artista Saulo Laudares

Sobre Saulo Laudares

Saulo Laudares é um artista sonoro-visual e DJ produtor residente no Rio de Janeiro, que atua na interseção entre arte contemporânea e música eletrônica desde 1995. Seu trabalho explora a interface entre essas duas áreas através de diversas mídias, como áudio, vídeo, performance e ações interativas.

Ao longo de sua carreira, Laudares se destacou por criar e tocar em festas inovadoras, incluindo HYPER, Gang Bang e Hi-FI, que marcaram presença na cena musical e artística. Além disso, ele desenvolve trilhas sonoras para artistas e coreógrafos renomados, como João Saldanha e Lia Rodrigues, e recebeu reconhecimento por suas contribuições à arte sonora.

Saulo Laudares já foi laureado com vários prêmios, incluindo Rumos da Dança e Interferências Urbanas, e foi indicado ao prestigiado Prêmio Pipa. Desde 2009, ele coordena, junto com Franz Manata, o curso Arte Sonora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde continua a influenciar e educar a nova geração de artistas.

Seu trabalho como artista inclui participações em exposições individuais e coletivas, tanto no Brasil quanto no exterior, solidificando sua posição como um inovador na arte sonora contemporânea.

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Classificação Indicativa Livre

Projeto #VemPraCasa Banda “Jazz Colado ”

Postado por CFB em 02/set/2024 -

O Projeto #VemPraCasa convida a banda Jazz Colado

Nesta sexta, 06/09, das 17h às 19h, a Casa França-Brasil convida a banda Jazz Colado para uma apresentação musical, em paralelo às programações expositivas da Casa. 

A banda Jazz Colado traz consigo um show de música brasileira, construindo pontes entre diferentes culturas e estilos musicais.

Sobre a Banda

Formado pelo guitarrista Thiago Lopes, o baterista Fábio Cezanne e o baixista Mário Coutinho, o Jazz Colado apresenta releituras instrumentais sofisticadas e singulares para clássicos da música brasileira e do jazz internacional. 

Cruzando ritmos diversos com arranjos diferenciados, do samba e bossa ao afoxé, baião, xote e jazz, o trio exalta a música brasileira propondo novas sonoridades. Tendo estreado em maio de 2022 vem se apresentando com frequência em espaços como Hotel Vila Galé, Bar dos Descasados (Hotel Santa Tereza MGallery), Bafo da Prainha e Hotel Mariott. Participaram do Rio Montreux Jazz Festival 2023, edição que reuniu nomes como Hermeto Pascoal, Billy Cobham, Mike Stern, dentre outros.

Musicistas

Fábio Cezanne – bateria e percussão  

De 1995 a 2015, o baterista carioca integrou diversos projetos e grupos musicais no Rio de Janeiro, apresentando-se em palcos importantes da  cidade, como o Circo Voador, Teatro João Caetano, Teatro Rival, dentre outros. Entre 2016 e 2020, foi convidado pelo guitarrista Victor Biglione para participar de seus projetos em duo, trio e com a orquestra de cordas,  com destaque para os tributos a The Whoe Led Zeppelin, apresentados em 2019 na Sala Cecília Meirelles com a orquestra violoncelos OSB.

Como guitarrista, participou ainda da gravação do programa Cena Instrumental (TV Brasil) e de diversas apresentações em duo ou em seu trio de classic rock. Desde 2015, vem se apresentando regularmente com o grupo coral POPCORO, realizando apresentações em museus, festivais, teatros. Com o grupo, participou da gravação do programa Mais Você (TV Globo), em 2019, e da gravação da música e videoclipe “Tambor”, ao lado dos percussionistas Marcos Suzano e Jovi Joviano.

Mário Coutinho – Baixo

Após deixar o Sul do Brasil, sua terra natal, onde trabalhou com inúmeras bandas e cursou Licenciatura em Música, o baixista e produtor musical se radicou no Rio de Janeiro, onde fundou o StudioRJ Coworking – espaço no coração de Copacabana voltado para a produção fonográfica, aulas de música e ensaios. Acompanhou como baixista diversos artistas e bandas da música pop ao jazz, atualmente integra o Trio Instrumental Jazz Colado e faz parte do projeto Tributo Viva Gal.

Thiago Lopes – Guitarra

No início dos anos 2000, integrou bandas da cena reggae carioca. Participou do projeto Reggae Marley (tributo a Bob Marley) e da banda de Rás Bernardo. Posteriormente integrou a banda “TL-73”, com arranjos de Marcelo Yuka e Alexandre Valladão. A partir de 2018 integra bandas que passam pelos ritmos brasileiros como “Baile Artesanal”, “Brasil de Cara” e “A Cara da Rua”. Em 2022, forma a banda instrumental “Jazz Colado”, que atua na cena instrumental carioca. 

Banda Jazz Colado

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Classificação Indicativa Livre