Postado por CFB em 27/Maio/2024 -
No contexto da exposição “A Ausência” teremos as Atividades Educativas “Vestígios e texturas: uma oficina experimental de isogravura” e “Inventário de Investigações”.
Inventário de Investigações
A atividade consiste de uma pequena fanzine de 8 páginas, com propostas que envolvem os trabalhos presentes na exposição “A Ausência”, do artista Gustavo Speridião, e a arquitetura da Casa França-Brasil com desafios a serem solucionados.
Os participantes são instigados a exercitar seu olhar atento ao espaço expositivo e as obras que lidam, entre outras coisas, com questões de visibilidade/invisibilidade. No final da proposta, levam para casa sua própria fanzine customizada.
Informes:
Vestígios e texturas: uma oficina experimental de isogravura
Os participantes serão convidados a lidar com texturas, imagens e formas que se encontram no espaço da Casa França-Brasil através da criação de matrizes de gravura feitas com isopor, partindo de questões evocadas pela exposição “A Ausência”.
A prática composicional, o olhar direcionado para imagens e formas política e esteticamente desvalorizadas e o chão como um campo de acontecimentos importantes são assuntos da atividade educativa.
Datas:
Sábado, 25/05, às 11h
Quinta, 30/05, às 11h e às 15h
Sábado, 01/06, às 11h
Informes:
Casa França-BrasilRua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro, RJ
De terça a domingo, das 10h às 17h.
Horário de atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental: quartas-feiras de 10h às 11h. Local acessível para cadeirantes.
Entrada Gratuita
Postado por CFB em 10/Maio/2024 -
Na sexta, 17/05, às 12h30, acontecerá a Vitrine Musical UNIRIO, com Clayton Vetromilla. O recital de violão solo terá o repertório composto por Fernando Sor, Manuel de Falla, Heitor Villa-Lobos, entre outros.
Sobre o musicista
Clayton Vetromilla é professor de Violão no Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atuou também na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (1995/1997) e no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (1997/2004). É Doutor em Música pelo PPGM da Unirio, com estágio de doutoramento realizado na Universidade de Aveiro, Portugal. Fez o bacharelado em Música (Instrumento: Violão) na Universidade Federal de Minas Gerais e o mestrado em Música / Práticas Interpretativas (Violão) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em 1995, gravou o CD Tocata del Alba Rufo Herrera e Quinteto Tempos (Empowerment produções musicais) com o compositor e bandoneonista Rufo Herrera, tendo também excursionado pelo Brasil e exterior.
Na função de alaudista e violonista, integrou o grupo Quadro Cervantes durante a edição do projeto Sonora Brasil 2005 / Música ibero-brasileira – SESC. Já como solista de violão, destacam-se os recitais no SESC-Flamengo, Rio de Janeiro, Festival Dilermando Reis / Guaratinguetá, São Paulo e Programa Sarau / Museu Villa-Lobos, Rio de Janeiro. Em duo com a atriz Carolina Virgüez, participou dos projetos FUNARTE Circulação de Música de Concerto/2005 e Concertos Didáticos/2006.
Repertório
Fernando Sor (1778-1839) – Quatro estudos
Manuel de Falla (1876-1946) – Homenaje, le tombeau de Claude Debussy
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – Três estudos
Francis Poulenc (1899-1963) – Sarabande
Leo Brouwer (n. 1939) – Variaciones sobre tema de Django Reinhardt
Roland Dyens (1955-2016) – Largo e Fuoco (da Libra sonatina)
Sexta, 17/05, às 12h30
Adquira seu ingresso pelo link: https://abrir.link/GYBFQ
Casa França-Brasil
Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro, RJ
Postado por CFB em 06/Maio/2024 -
Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Casa França-Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento Cultural e Coordenadoria de Exposições – Coexpa apresentam
Entre 08 de maio a 02 de junho de 2024 a Casa França-Brasil recebe a exposição “A Ausência”, individual do artista Gustavo Speridião, com curadoria de Alexandre Sá e Ana Tereza Prado Lopes.
A abertura será nesta quarta-feira, 08/05, de 18h às 20h.
A Ocupação individual do artista Gustavo Speridião reúne um conjunto de 6 peças, que são fundamentalmente pinturas dispostas em uma situação instalativa. Gustavo Speridião é um artista que lida com uma tradição pictórica que compreende a tela como espaço de debate do corpo do artista e do público, através de um repertório que se coloca no espaço entre a palavra e a imagem.
“Conversando sobre o título desta exposição, depois de alguns nomes, eis que o artista anuncia: a ausência. Nós, confirmamos. Com o artigo? Sim. O artigo indica. Aponta. Desenha a presença de uma ausência. Para esta ocupação individual na Casa França-Brasil, Gustavo Speridião sintetiza seu trabalho, como se fosse possível, produzir no espaço e sem nostalgia alguma, o sumo de tantos planos desenhados, tantas esperanças vividas e tanto trabalho coletivo. Militante. Dentro e fora do sistema de arte. Dentro e fora do espaço museológico do viver. Como em uma fita de Möebius”, diz a curadoria
A curadoria optou por um número reduzido de trabalhos, de modo a ressaltar a precisão, delicadeza e violência das peças, bem como assumir uma relação estrutural e arquitetônica da casa.
Casa França-Brasil
Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro, RJ
De terça a domingo, das 10h às 17h.
Horário de atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental: quartas-feiras de 10h às 11h. Local acessível para cadeirantes.
Entrada Gratuita