Postado por CFB em 30/out/2023 -
Dando sequência ao evento que vem sendo realizado há 12 anos e sempre no mês de novembro, o projeto Música no Museu apresenta o XIII RioWindsFestival – 2023 – com a participação de importantes musicistas de sopros de várias partes do mundo além dos brasileiros de maior destaque.
Na Casa França-Brasil serão duas apresentações, nos dias 03 e 10 de novembro, ambas com início às 12h30.
Nesta primeira edição, de 03/11, será com a participação do Trio Movimento Musical.
SOBRE O TRIO MOVIMENTO MUSICAL
Desde a sua fundação em março de 2018, o Trio Movimento Musical vem encantando plateias com um repertório que vai do clássico ao popular, com apresentações no Projeto Música no Museu, Centro Cultural Banco do Brasil, Tribunal da Justiça do Rio de Janeiro, Leme Tênis Clube e concertos didáticos na Escola Movimento Musical. O Trio é composto pelo pianista João Paulo Romeu dos Santos, a violoncelista Denise Emmer e a flautista Lélia Brazil. Todos professores de música e de seus respectivos instrumentos.
SOBRE OS MUSICITAS
João Paulo Romeu dos Santos concluiu o bacharelado em Piano na classe do Prof. Sérgio Tavares na Escola Nacional de Música da UFRJ. Depois prosseguiu seus estudos com o Prof. Luis Senise. Também fez especializações em música popular com os professores Claudio Dausberg e Thomas Impropta. É professor de piano da Escola Movimento Musical na Barra da Tijuca, RJ.
Denise Emmer concluiu o bacharelado em Violoncelo no Conservatório Brasileiro de Música, na classe do Prof. Paulo Santoro. Atualmente é primeiro violoncelo da Orquestra Rio Camerata, também, na Orquestra Philarmônica do Rio de Janeiro, Camerata Dias Gomes e grupos camerísticos. É professora de violoncelo da Escola Movimento Musical e líder de naipe da Orquestra do Conservatório Brasileiro de Música. Poeta premiada com 24 livros publicados.
A flautista Lélia Brazil é formada no curso de Bacharelado pela Uni Rio, Mestrado pela UFRJ e tem curso de especialização em Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música. Participou de diversas formações de Música de Câmera, tocando nas melhores salas de concerto do Rio de Janeiro. Atualmente é integrante do grupo É Do Que Há, é professora de música na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana (FAETEC) e na Escola Municipal Especial Marly Fróes Peixoto, além de dar aula na Escola Movimento Musical desde 1989.
REPERTÓRIO
J.S.Bach: Arioso da Kantate 156
W.A.Mozart Trio n.1 K 254 em B flat: Allegro – Adágio
J. Haydn Trio XXI: Adagio pastorale – Allegro
Christoph W. Gluck: Dança dos espíritos abençoados
Chiquinha Gonzaga: Lua Branca
Claude Bolling: Irlandaise
Thereza de Toledo Lara: Linda Regina
Para mais informações sobre o projeto Musica no Museu, acesse: www.musicanomuseu.com.br
03 de Novembro de 2023 às 12h30
Entrada gratuita
Postado por CFB em 17/out/2023 -
O grupo celebra 27 anos e levou dois espetáculos de seu repertório para o intercâmbio artístico na Espanha, sendo um deles a única peça de teatro brasileira a se apresentar na Casa de América.
No retorno ao Brasil, Os Ciclomáticos realizam a “Oficina O Ator Autoral e seu corpo”, ministrada por Ribamar Ribeiro e a palestra “Os Ciclomáticos na Casa de América – experiências e vivências”, com os integrantes de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro.
GRATUITO
DIA: 22 de outubro
HORÁRIO: 13h às 17h
INCRIÇÕES: https://forms.gle/84Bv4zQckL3RMR3W8
Todas as atividades serão realizadas na CASA FRANÇA – BRASIL
Rua Visconde de Itaboraí, nº 78 – Centro.
Postado por CFB em 09/out/2023 -
A Camerata Uerê e sua escola de cordas foi fundada em 2013 por iniciativa da violinista Constance Despretz no período de sua residência no Brasil. Constance começou um trabalho cognitivo através da música para crianças e adolescentes do Projeto Uerê no Complexo da Maré.
Hoje, a Camerata Uerê, conhecida internacionalmente é formada por alunos e ex-alunos, dos quais, três se tornaram nossos professores e outros três nossos monitores. Sob direção de Yvonne Bezerra de Mello e regência de Mateus Araujo.
O programa de música do Projeto Uerê é composto por crianças a partir de 8 anos de idade, com objetivo de integrá-los à Camerata Uerê. O ensino de música é baseado nos fundamentos da técnica dos instrumentos de corda, respiração para a prática instrumental, vibração labial, postura corporal, emissão e articulação dos sons e leitura de partituras. O Projeto Uerê acredita no poder da arte e da cultura como ferramentas de transformação social.
E-mail – projetouere@projetouere.org.br
Telefone – (21) 3881-6219
Instagram – @projetouereoficial
Facebook – Uerê Rio
Site – https://www.projetouere.org.br/